salário maternidade e como pedir
O salário-maternidade para 2022/2023 é muito importante para papais e principalmente para mamães em geral que precisam se ausentar de suas atividades profissionais devido ao nascimento, adoção ou guarda judicial.
O beneficiário poderá receber de até 7 mil reais e calcular o benefício por até 120 dias consecutivos com a finalidade de cuidar e se dedicar aos cuidados do filho em casa.
Ao contrário do que muitos pensam, a aplicação é feita de forma rápida, com opção de ser online ou presencial. Então continue nos acompanhando e fique por dentro de todos os detalhes.
O responsável pelo pagamento deste salário-maternidade é o empregador, no caso de contrato legal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para contribuintes individuais.
Um dos principais objetivos desse benefício é criar um vínculo afetivo desse modo entre a criança e seus pais. Afinal, os primeiros momentos entre a criança e os pais são muito importantes. É nessa fase inicial que os vínculos afetivos começam a ser criados.
Os pais têm 120 dias de licença remunerada. Ou seja, eles não estão no trabalho e continuam recebendo. Essa licença pode ser chamada de licença maternidade, que é garantida pela Constituição Federal de 1988.
Quanto tempo dura o benefício Salário-maternidade
Vale ressaltar que a duração do salário-maternidade depende do tipo de evento que originou o benefício.
Confira abaixo as datas confirmadas de acordo com o site oficial do governo federal:
- 120 dias em caso de licença maternidade
- 120 dias no caso de adoção ou guarda legal para fins de adoção, independentemente da idade do adotado, que deve ter, pelo menos, 12 anos
- 120 dias em caso de licença maternidade
- 14 dias, no caso de aborto espontâneo ou aborto previsto em lei (estupro ou perigo de vida da mãe), a critério médico.
saiba mais em Gov.br
Valores do Salário Maternidade.
Essa é uma das informações mais procuradas por quem está prestes a solicitar o benefício maternidade. Saber quanto você pode obter do governo é tão importante quanto conhecer todos os seus direitos sem dúvida.
Segundo o governo, o valor do salário-maternidade varia entre o salário mínimo e o teto do INSS. Considerando os preços de 2022, ou seja o lucro fica entre R$ 1.212 e R$ 7.087,22.
Em matemática, outros métodos são considerados. Confira abaixo quais são:
Carteira assinada ou trabalhador informal.
O valor do benefício deve ser igual ao salário integral equivalente a 1 mês de trabalho. Nesse caso, é necessário observar os limites inferior e superior conforme do salário do INSS
emprega doméstica em atividade.
O valor do benefício será o mesmo do salário da última contribuição, no entanto respeitados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição ao INSS.
Trabalhadora rural.
O valor pago pelo governo durante os meses indicados é de 1 salário mínimo para este ano.
contribuinte individual ou desempregado.
O valor é 1/12 da soma dos últimos 12 salários de contribuição utilizados para o pagamento do INSS em um período de 15 meses.
Vale ressaltar que caso não trabalhe, será necessário comprovar a qualidade do Segurado pelo INSS e, se possível, completar o período de carência de 10 meses trabalhados.
como solicitar o salário maternidade.
Agora que sabemos todas as principais informações sobre o benefício, como a duração, o valor pago e quem tem direito, dessa maneira chegou a hora de saber como reivindicá-lo.
Engana-se quem pensa que há muito planejamento envolvido na solicitação do salário-maternidade. Embora este processo é feito de forma simples e segura. Saiba como funciona e solicite o seu, caso seja elegível.
Veja mais em nosso Blog