Tecnologia

Windows travou? Saiba como fazer esse problema parar

Anúncio

Quando vemos que o Windows travou, nem sempre sabemos como reagir, e é normal, pois não sabemos por que ocorreu essa falha e nossos nervos podem acabar nos pregando peças. Na maioria dos casos, acabamos batendo no teclado de frustração, eventualmente forçando a reinicialização do sistema ou pagando e ligando.

Continue lendo o guia do Info News para saber as causas e como resolver esse problemão.

Anúncio

O Windows travou: por quê?

Um PC baseado em Windows com manutenção adequada e em boas condições é menos propenso a travamentos do que um que não seja. Isso é muito importante, mas também é verdade que isso não o tornará imune a esses tipos de problemas. Normalmente, uma das causas mais frequentes de travamentos em um PC bem cuidado costuma ser as incompatibilidades de hardware, embora também possa haver problemas causados ​​pelo uso de drivers  que geram conflitos,  por exemplo.

No final das contas, nenhum computador é completamente seguro , então vamos dar uma olhada detalhada nos problemas mais comuns que podem levar ao travamento de um PC baseado em Windows e, em seguida, discutir as principais soluções para cada uma dessas causas. . Como sempre, se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários.

1.-Hardware incompatível

E neste caso também incluímos os periféricos , pois estes também podem acabar causando problemas, principalmente quando são usados ​​acompanhados de software dedicado, como controle de funções ou aplicativos de iluminação.

As incompatibilidades de hardware costumam ser muito fáceis de identificar, pois é um problema que costuma ocorrer imediatamente ou logo após a alteração de componentes ou periféricos. Por exemplo, se virmos que o Windows travou logo após a instalação de dois novos módulos de RAM, a coisa é bastante clara, e o mesmo se aplicaria a qualquer outra alteração de hardware que levasse a uma situação semelhante.

Anúncio

No entanto, pode haver outros casos em que isso não seja visto de maneira tão óbvia, como quando uma alteração de hardware causa uma pequena incompatibilidade inicialmente, mas depois de um tempo leva a uma incompatibilidade grave que nos leva diretamente a ver que o Windows caiu.

2.-Infecção de malware

É um problema bastante frequente, na verdade há pouco tempo tive que ajudar um familiar porque o computador dele estava infectado com um malware irritante que era pequeno em termos de danos ao computador, pois não se destinava a apagar dados ou “destruir ” o sistema, mas simplesmente reduziu sua funcionalidade para levá-lo continuamente a um site para que ele pudesse comprar um suposto remédio para o problema que ele mesmo havia criado. Quando eu tentava quebrar o loop, o computador travava.

No final, você pode limpar o sistema e fazer uma verificação antivírus inicializando no modo de segurança. Posteriormente, fiz um boot normal, backup e reinstalei o sistema operacional, limpando totalmente o drive. Ele teve sorte, pois tinha fotos importantes em seu computador que não queria perder.

Nem todo mundo tem tanta sorte quando infectado com malware. Existem muitos tipos de ameaças de segurança, mas se o seu computador estava funcionando bem e você percebe que ele começa a dar errado durante a noite sem motivo aparente, você deve se apressar para uma verificação de segurança completa.

Como deixar PC melhor para jogos no Windows

3.-Você está pedindo muito da equipe

Sejamos honestos, isso é algo que aconteceu com muitos de nós em mais de uma ocasião, e vou contar uma anedota pessoal para quebrar o gelo. Lembro-me de quando instalei o Quake III no meu Pentium a 133 MHz e tentei executá-lo, queria testar como estava, pois outros jogos para os quais teoricamente não me qualificava, como Resident Evil 2, funcionaram muito bem para mim em o fim. O que posso dizer, foi um erro absoluto, já que o lançamento do executável carregou o menu iniciar e bloqueou meu PC.

Era totalmente normal , eu estava rodando um jogo que exigia uma CPU Pentium MMX de 233 MHz, 64 MB de RAM e uma placa gráfica aceleradora 3D em um computador baseado em Pentium de 133 MHz com 32 MB de RAM e uma placa 3D básica com 4 MB, embora admita que me emocionei quando vi o menu iniciar.

Bem, este é um problema que continua a ocorrer até hoje. Se levarmos nosso PC ao extremo e pedirmos muito mais do que ele pode dar , é provável que descubramos que tudo está extremamente lento e é quase impossível usar o PC ou que o Windows travou.

4.-Conflitos ao nível do driver ou devido a atualizações

Manter o sistema atualizado e usar os drivers mais recentes é o ideal na maioria dos casos, mas isso não significa que sempre teremos uma boa experiência garantida. Quando somos os primeiros a atualizar , sempre corremos o risco de que algo dê errado e tenha sido esquecido. Também é possível que o mais novo colida com algo relativamente antigo, e que encontremos o que ninguém quer ver, que o Windows foi bloqueado.

Sou um forte defensor das atualizações, que representam uma forma clara de criar valor, mas depois de sofrer na minha carne , e em mais de uma ocasião, todos os problemas que uma atualização ou um driver que não foi devidamente testado pode causar antes chegando ao usuário final, eu sempre recomendo a mesma coisa: atualizar, mas com a cabeça , esperando primeiro para ver como essa nova atualização ou esses novos drivers se comportam.

Agora que o Windows usa um modelo de serviço, focado em atualizações regulares, em vez de um modelo de produto, precisamos ter mais cuidado do que nunca quando se trata de atualizações e instalação de novos drivers. Sim, é bom atualizar, mas deixando uma pequena margem para não virar “beta testers”.

5.-Erros e falhas ao nível do software

É uma categoria bastante geral na qual podemos apresentar uma grande variedade de problemas, incluindo desde a instalação de programas, aplicativos e jogos que apresentam algum tipo de erro ou incompatibilidade grave até aqueles casos em que o aplicativo simplesmente para de funcionar. bloqueado.

Normalmente, se o Windows travou devido a uma falha desse tipo, a situação geralmente não é grave e sair dela é bastante simples , embora também possamos nos deparar com casos complicados, como quando um aplicativo trava, mas continua consumindo um taxa de recursos tão alta que mal podemos mover o mouse.

Anúncio

Avatar photo

Daniel

Redator e autor de diversos artigos de qualidade, facilitando a vida de nossos leitores com dicas sobre jogos atualizados, sobre filmes e Aplicativos de suma importância para nossos leitores sempre visando no bem estar de todos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *