Tecnologia

Vantagens e desvantagens do Windows 11: vale a pena ter o sistema?

Anúncio

O Windows 11 está oficialmente disponível há pouco mais de um ano. Nesse, a equipe de redação do Info News tem usado o novo sistema operacional da Microsoft praticamente desde o lançamento, então este pode ser um bom momento para fazer um review.

A seguir, tentaremos analisar as vantagens e desvantagens que o Windows 11 traz em comparação com as versões anteriores do Windows. Continue lendo para entender tudo.

Anúncio

Windows 11, uma versão mais clean do 10

De um modo geral, o Windows 11 é uma versão mais limpa e melhor do Windows 10. As falhas permanecem mais ou menos as mesmas, mas pelo menos a Microsoft teve a brilhante ideia de fazer uma abordagem e maior integração com os aplicativos do Android.

Além disso, a nível visual, a interface do Windows 11 sofreu uma melhoria legal. Ainda são pequenos detalhes de design, nada exagerados, mas tornam a experiência geral muito mais agradável.

Elon Musk comprou o Twitter: o que vai mudar na rede social REVELADO

Vantagens do Windows 11

Mas vamos por partes. Quais são as vantagens e desvantagens mais notáveis ​​do Windows 11 em comparação com o Windows 10? Do lado positivo, os aspectos a serem destacados são evidentes desde o primeiro momento em que iniciamos o sistema.

Anúncio

1. Menu Iniciar no centro

Adeus à barra de tarefas clássica com o botão iniciar e aplicativos no lado esquerdo. Agora todos os botões estão no centro, assim como a Apple faz com o macOS.

Além disso, o botão Iniciar do Windows 11 é muito mais eficaz. Se clicarmos com o botão esquerdo do mouse, um menu de início rápido será aberto com os aplicativos mais usados, um mecanismo de pesquisa e documentos recentes. E se clicarmos com o botão direito podemos abrir o menu de configuração do sistema, gerenciador de tarefas e muitas outras opções de administração do sistema.

Nesse sentido, o botão Iniciar no Windows 11 é mais bem gerenciado do que no Windows 10. Além disso, os blocos detestáveis ​​ou ‘telhas ao vivo’ que apareciam ao clicar no botão Iniciar foram eliminados. Ninguém nunca gostou deles.

2. Menus flutuantes e bordas arredondadas

Aplicativos e janelas ao invés de serem colados na barra de tarefas aparecem flutuantes e com bordas arredondadas. Um modo escuro e vários temas de personalização também estão disponíveis. Como um todo, a seção visual do Windows 11 oferece uma aparência moderna e elegante que é ótima para o sistema da Microsoft.

3. Layouts melhorados

Este é um dos recursos organizacionais mais interessantes que o Windows teve nos últimos anos. Agora, quando você passa o mouse sobre uma janela, diferentes formatos de janela predefinidos são exibidos.

Desta forma, podemos ordenar todas as janelas que temos abertas muito mais rápido. Basta clicar no formato que deseja aplicar e a janela será redimensionada instantaneamente e se posicionará dessa maneira.

4. Pools de aplicativos e vários desktops

Outro recurso orientado à produtividade é a capacidade de criar ‘Snap Groups’, ou grupos de aplicativos que podem ser abertos com um único clique. Ele também tem outro recurso semelhante que nos permite criar diferentes desktops e alternar de um para outro, cada um com seus aplicativos abertos correspondentes.

Ao final, a ideia é que o usuário possa ter suas atividades agrupadas em grupos e acessá-las mais rapidamente, como aplicativos de escritório, aplicativos de lazer, etc. e a verdade é que nesse sentido o Windows 11 funciona muito bem.

Como proteger o navegador Google Chrome com senha

5. Uma Microsoft Store renovada

Outro aspecto importante para obter um bom lifting facial foi a necessidade de dar um empurrãozinho na Microsoft Store. Parece que com o Windows 11 a loja está melhor integrada, e pelo menos agora carrega mais rápido e a instalação de aplicativos é extremamente fácil.

Também houve um redesenho da interface e, embora ainda esteja longe de se assemelhar à Play Store do Google, as coisas estão no caminho certo.

6. Aplicativos Android nativamente

Provavelmente o recurso mais esperado para muitos usuários do Windows. Finalmente podemos instalar e executar aplicativos Android em um PC desktop. Basta instalar a Amazon Appstore da Microsoft Store e pronto.

7. Poucas mudanças no nível de administração do sistema

Ao nível de configuração e definições do sistema operativo Windows 11, é praticamente idêntico ao que se vê no Windows 10. Se já se habituou à forma como os menus de configuração do Windows 10 estão organizados nesta nova versão, irá sinta-se em casa.

Mesmas opções do Windows 10, mas melhor organizadas.

É verdade que o salto para o Windows 10 foi bastante arriscado nesse sentido, e desta vez eles preferiram deixar quase tudo como estava.

8. Compatibilidade com Windows 10

O último aspecto positivo que deve ser observado é o alto grau de compatibilidade nas aplicações. Se um aplicativo funciona para você no Windows 10, é provável que funcione tão bem no Windows 11.

Desvantagens do Windows 11: pontos contra

Mas nem tudo que reluz é ouro, e o Windows 11 também continua cometendo erros. Você não pode ter tudo.

1. Muitas atualizações

Quando a Microsoft introduziu o Windows 11, comprometeu-se a apenas uma atualização de sistema por ano. Algo que infelizmente não aconteceu.

A ideia é que o Windows 11 seja atualizado uma vez por ano assim como o Android, mas ainda estamos muito longe disso. O sistema atualiza em menos de 2 meses.

2. Uma integração Android fraquinha

O suporte nativo do Android demorou mais do que o esperado para chegar. De fato, no Brasil esta função só está disponível desde setembro passado . No entanto, esperávamos muito mais desse primeiro contato entre Android e Windows: a Amazon Appstore mostra apenas jogos e quase não há aplicativos ou ferramentas produtivas.

Em geral, o catálogo de aplicativos na Appstore é muito limitado, e esqueça se você espera encontrar um editor de imagens conhecido como Pixlr, ou qualquer outro aplicativo que esteja um pouco fora do padrão.

Se quisermos instalar aplicativos da Google Play Store no Windows 11 agora, o mais fácil ainda é executar um emulador de Android como o Bluestacks.

3. Alguns requisitos mínimos confusos e exigentes

Os requisitos mínimos que um PC deve atender para instalar o Windows 11 foram um pouco exigentes no início . Desde uma placa com firmware UEFI e Secure Boot, passando por um módulo TPM 2.0 e uma conta Microsoft e Internet necessária para a configuração inicial.

Por fim, a Microsoft recuou um pouco nos requisitos e essas limitações se aplicarão apenas àqueles que desejam atualizar do Windows 10 para o Windows 11. Se esse for o seu caso e você não atender a nenhum dos mínimos, simplesmente não Não será possível atualizar, a menos que você faça uma instalação limpa do zero.

Claro, vamos precisar da conta da Microsoft sim ou sim (a menos que usemos o aplicativo Rufus para fazer a instalação).

Conclusões

Vale a pena, então, dar o salto para o Windows 11? Se você tem um computador com Windows 10, a verdade é que me parece uma das opções mais lógicas. De momento as diferenças não são tantas, mas tem bastantes melhorias a nível estético e organizacional.

Estamos diante de um sistema operacional jovem, portanto, se você está pensando em esperar até que o Windows 12 chegue, ainda terá que esperar alguns anos. Também é verdade que, se você estiver no mundo dos videogames, os novos recursos voltados para jogos podem lhe interessar (modo HDR automático, melhor integração do Xbox Game Pass com o Windows).

Ademais, se você usa o Windows apenas para tarefas de escritório, estudo ou trabalho e se sente confortável, pode continuar com seu amado Windows 10 por mais um tempo sem medo de que alguém olhe estranhamente.

Anúncio

Avatar photo

Daniel

Redator e autor de diversos artigos de qualidade, facilitando a vida de nossos leitores com dicas sobre jogos atualizados, sobre filmes e Aplicativos de suma importância para nossos leitores sempre visando no bem estar de todos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *